Esta peça foi produzida em 2011/2 pela turma de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da 6ª fase da Unisul, sob orientação do Professor Roberto Forlin.
Alunos: Lucas Almeida, Jacksom dos Santos, Juliana Fragoso, Naiana Santos, Patricia Martins. |
Pesquisa de conceito para criação da peça:
NEOPLASTICISMO
O neoplasticismo é
uma das formas que a abstração tomou nas primeiras décadas do século XX, tendo
seu início em 1917. Trata-se de uma doutrina estética proposta por Piet Mondrian,
pintor holandês, em 1920. Está baseada na concepção analítica da pintura, na
procura de um tipo de arte que transcenda a realidade externa, material, numa
tentativa de chegar à essência através de uma linguagem plástica e objetiva,
reduzindo-a a formas geométricas e cores puras e torná-la universal. O movimento se organiza, segundo Van Doesburg,
em torno da necessidade de "clareza, certeza e ordem" e tem como
propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de
sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha
reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelho e amarelo -, além do
preto, branco e cinza. Uma
vez que os meios de criação artística ficavam assim especificados, era agora
possível quebrar a “supremacia do indivíduo” e criar “soluções colectivistas”. A proposta básica deste movimento fica
perfeitamente claro na frase pragmática de um dos seus criadores, Doesburg, que
disse: “Vamos despir a natureza de todas as suas formas e o que restará será
somente o estilo”.
Making Of |
Making Of |
Making Of |
Making Of |
Making Of Completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário